
Para ter a resposta, vamos fazer uma análise mais detalhada: essa imagem é uma capa de janeiro de 2005, mas retrata um Tsunami ocorrido em dezembro de 2004, no Oceano Índico, que causou a morte de cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países.
No primeiro plano, o leitor vê um pai que chora e que segura a mão do filho de oito anos, morto pela ação de um Tsunami. No segundo plano, com predomínio da cor azul, que remete à cor dos mares e oceanos, podemos observar imagens de casas destruídas pela ação das ondas gigantes. Isso tudo tem a capacidade de criar uma comoção (ok?) no leitor, fato que é reforçado com o título O Mar dos Mortos, centralizado.
A comoção também é reforçada pelo fato de ser uma imagem testemunhal, com utilização de recursos pós-fotográficos: não é possível perceber outros detalhes das cenas, pois eles foram omitidos após a edição das imagens.
Depois, teremos outras postagens para identificar melhor as estratégias argumentativas presentes em outros gêneros textuais. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário